Os nossos projetos
Projetos desenvolvidos/em desenvolvimento com alunos da ESAQ.
All about the seas (arround our countries)
Resultando de uma parceria entre escolas de Portugal, Estónia, Lituania, Grécia e Turquia, este projeto envolveu alunos de diferentes faixas etárias, mas com o objetivo comum de saber mais sobre os mares/oceanos, por forma a melhor cuidar/proteger a biodiversidade que nos rodeia.
Juntos por um futuro melhor.
Surrounded by Water
Neste projeto, equipas internacionais (Portugal, Turquia, França e Estónia) trabalharam em conjunto para melhor conhecer os diferentes mares que nos rodeiam.
Os alunos apresentaram-se num Padlet, indicando os seus interesses e utilizaram o Fórum para comunicar. Realizaram vídeos para mostrar os mares perto da escola e ou de suas casa...
Foram realizadas experiências e testes aos componentes da água. Na nossa escola, na disciplina de Robótica, foram construídos e programados barcos e ROVs.
2021/2022
​
RoboTICando
Neste projeto pretendemos realizar aulas de apresentação/montagem de equipamentos (Lego EV3; Lego Wedo; Microbit; Arduino…) e respetivos ambientes de programação. O objetivo principal consiste na partilha de conhecimentos relativos a diferentes robots e placas, e desta forma, tentar estimular os parceiros na realização de vários desafios em várias linguagens de programação. Consequentemente serão adquiridas competências na área do raciocínio lógico; pensamento crítico; espírito de equipa entre outras.
​
Science is Cool
No âmbito do projeto eTwinning, a Escola Secundária Antero Quental, durante o ano letivo 2020-2021 realizou um projeto com outras duas escolas da Grécia, das cidades de Atenas e Veria. Da Escola Secundária Antero de Quental participaram os alunos do 7 o G e do 8o E, na disciplina de Ciências Físicas e Químicas, sob coordenação e orientação do docente André Nunes.
​
Let Hearts Be One
A turma do 2º ano do Curso de Técnico de Ação Educativa (TAE4_2) e os alunos da turma DOV, sob orientação da professora Carla Cordeiro, participaram no projeto eTwinning “Let hearts be one”. Este projeto envolveu, para além da nossa, escolas da Turquia e da Roménia e teve como principal objetivo a criação de “pontes” entre alunos do ensino regular e os seus colegas do ensino especial. Neste sentido, foram realizadas diversas atividades de sensibilização para a inclusão das crianças com necessidades especiais.
​
Travelling to Different Biomes
Neste projeto, equipas internacionais fizeram uma viagem virtual por diferentes biomas ao redor do mundo e investigaram sobre o clima, biótopo, solo, animais e plantas, adaptações, atividade humana e impactos. Além da investigação dos biomas, os alunos fizeram um vídeo mostrando a natureza próxima das suas escolas. Diferentes propostas de viagens foram feitas de forma a incluir todos os ambientes. Alunos de escolas diferentes decidiram o ecossistema a visitar depois de resolver um "Escape Room criado com este objetivo. Os alunos apresentaram o bioma selecionado às demais equipas por meio de vídeos, apresentações, revistas e jogos interativos. Em Portugal a equipa foi coordenada pela professora Dora Pereira.
​